hostname

Autres langues

Langue: pt

Version: 40578 (fedora - 16/08/07)

Autres sections - même nom

Section: 1 (Commandes utilisateur)

NOME

hostname - mostra ou configura o nome da máquina domainname-mostraouconfiguraonomedodomínioNIS/YP dnsdomainname-mostraonomedodomínioDNS nisdomainname-mostraouconfiguraonomedodomínioNIS/YP ypdomainname-mostraouconfiguraonomedodomínioNIS/YP

SINOPSE

hostname [-v] [-a] [--alias] [-d] [--domain] [-f] [--fqdn] [-i] [--ip-address] [--long] [-s] [--short] [-y] [--yp] [--nis]

hostname [-v] [-F arquivo] [--file arquivo] [máquina]

domainname [-v] [-F filename] [--file nome_arquivo] [nome]

hostname [-v] [-h] [--help] [-V] [--version]

dnsdomainname [-v]

nisdomainname [-v]

ypdomainname [-v]

DESCRIÇÃO

hostname é o programa usado para configurar ou mostrar o nome corrente da máquina ou o domínio do sistema. Este nome é usado por muitos dos programas de rede para identificar a máquina. O nome do domínio também é usado pelo NIS/YP.

OBTER NOME

Quando chamado sem argumentos o programa mostra os nomes correntes:

hostname mostrará o nome do sistema conforme retornado pela função gethostname(2).

domainname, nisdomainname, ypdomainname mostrará o nome do sistema conforme retornado pela função getdomainname(2). Isto também é conhecido como o nome de domínio YP/NIS do sistema.

dnsdomainname mostrara a parte do domínio do FQDN (Nome de domínio completamente qualificado). O FQDN do sistema é retornado pelo comando hostname --fqdn.

CONFIGURAR NOME

Quando chamado com um argumento ou com a opção --file , o comando configura o nome da máquina ou do domínio NIS/YP.

Note que somente o super usuário pode mudar os nomes.

Nao é possível configurar o FQDN ou o nome do domínio DNS com o comando dnsdomainname (veja O FQDN abaixo).

O nome da máquina é normalmente configurado durante a inicialização do sistema, em /etc/rc.d/rc.inet1 ou /etc/init.d/boot (normalmente lendo o conteúdo de um arquivo que contém o nome da máquina, ex.: /etc/hostname).

O FQDN

Você não pode mudar o FQDN (conforme retornado por hostname --fqdn) ou o nome do domínio DNS (conforme retornado por dnsdomainname) com este comando. O FQDN do sistema é o nome que o resolver(3) retorna para o nome da máquina.

Tecnicamente: O FQDN é o nome retornado pelo gethostbyname(2) para o nome retornado pelo gethostname(2). O nome do domínio DNS é a parte após o primeiro ponto.

Portanto isto depende da configuração (normalmente em /etc/host.conf) para que você possa mudá-lo. Normalmente (se o arquivo hosts for lido antes do DNS ou NIS) você pode mudá-lo em /etc/hosts.

OPÇÕES

-a, --alias
Mostra o alias da máquina (se usado).
-d, --domain
Mostra o nome do domínio DNS. Não use o comando domainname para obter o nome do domínio DNS porque ele mostrará o nome do domínio NIS e não o nome do domínio DNS. Use dnsdomainname.
-F, --file arquivo
Leia o nome da máquina a partir do arquivo especificado. Comentários (linhas começando com um `#') são ignorados.
-f, --fqdn, --long
Mostra o FQDN (Nome de Domínio Completamente Qualificado). Um FQDN consiste de um nome curto de máquina e do nome do domínio DNS. A menos que você esteja usando bind ou NIS para resolução de nomes você pode mudar o FQDN e o nome do domínio DNS (que é parte do FQDN) no arquivo /etc/hosts.
-h, --help
Mostra uma mensagem sobre como utilizar o comando e termina.
-i, --ip-address
Mostra o(s) endereço(s) IP da máquina.
-s, --short
Mostra o nome curto da máquina. É o nome da máquina até o primeiro ponto.
-V, --version
Mostra informação de versão na saída padrão e termina com sucesso.
-v, --verbose
Mostra uma saída detalhada do que está acontecendo.
-y, --yp, --nis
Mostra o nome do domínio NIS. Se um parâmetro for especificado (ou --file arquivo ) então o root também pode configurar um novo domínio NIS.

ARQUIVOS

/etc/hosts

AUTOR

Peter Tobias, <tobias@et-inf.fho-emden.de> BerndEckenfels,<net-tools@lina.inka.de>(NISepáginaman). ArnaldoCarvalhodeMelo,<acme@conectiva.com.br>Traduçãoparaalíngua portuguesa. JorgeLuizGodoyFilho,<jorge@bestway.com.br>Revisão.